Dando prosseguimento a 'Mundo: Uma Visão Derrotista #1', o que restou para este post foi exemplificar alguns efeitos do consumismo.
Efeito psicológico do consumismo causado nas pessoas
Um fenômeno recente sobre aquelas pessoas que querem, compulsivamente, estar na moda é a síndrome da moda. Definiu-se a síndrome da moda como um comportamento patológico que se caracteriza pela dependência crescente do desejo de adquirir roupas ou complementos de vestir não necessários. Esse problema nem sempre ocorre com pessoas que podem sustentar sua compulsão. Vale a pena substituir uma boa alimentação, conforto no lar e a estabilidade econômica por um par de sapatos de couro importados?
Efeito preocupante do consumismo causado na sociedade
Dívidas, desestruturação familiar, juventude comprometida etc. Com a nova geração tendo o consumismo na mente desde o berço, suas atitudes futuras serão preocupantes. Quais serão os motivos das futuras revoluções? Exigir que voltem a fabricar a edição especial de um tênis? Eles precisam de base para compreender e combater os problemas que afetam a estabilidade da sociedade. Afinal... Quem quer ver seu filho morto por ter sido atropelado por uma multidão na fila de uma loja em liquidação?
Efeito devastador do consumismo causado na natureza
Segundo o Worldwatch Institute os bosques, florestas, campos agrícolas, selvas e terras virgens perdem espaça para as pessoas, suas fábricas, seus shoppings e suas casas. Consumir mais = fabricar mais = poluir mais. Utilizamos de muitos recursos não renováveis para fabricar produtos e produzir energia. Esse processo nem sempre ocorre de maneira sustentável, ou seja, temos recursos finitos e desperdiçamos por capricho ou compulsão.
Diga-se de passagem que o mundo está virando um "bundo" e as pessoas estão arduamente acelerando este processo por falta de consciência ou interesse. No final a maior "cagada" não será feita pelas pessoas, pois elas trabalharam apenas no processo de digestão, mas será do "bundo" que irá excretar a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário