Atualmente os noticiários (com ênfase aos de canais abertos) sempre apresentam reportagens sobre assassinatos, tragédias, moda, tendências, atualidades, avanços da ciência, e novas tecnologias. Os noticiários fazem mais além de informá-lo e entretê-lo. Isso é comum, mas é bom?
Baseando-se nas reportagens dos noticiários, vamos discuti-las para melhor compreender a situação.
Assassinatos e tragédias
Ouvir que alguém foi assassinado brutalmente ou que alguém foi assaltado não causa mais tanto impacto quanto na década de 20, quando as ocorrências eram menores. As notícias sobre crimes e problemas sociais, como a pobreza, tornaram-se comuns, esse é o problema. Tomar esses acontecimentos como habituais faz com que a população perca a sensibilidade, consequentemente torna o problema algo banal.
Moda e tendências
Para muitos estar na moda os faz sentir bem e satisfaz a necessidade de participar da padronização da sociedade. Aderir a uma tendência pesa no bolso do indivíduo, não aderi-la pesa em sua auto-estima. Como influencia o comportamento, as tendências são responsáveis pela popularização de males como Crepúsculo, Restart e Justin Bieber.
Novas tecnologias
As novas tecnologias surgem para facilitar nossas vidas e nos trazer conforto e comodidade. Sempre que surge algo novo a tendência é compra-lo para obter o melhor desempenho. Esses tipos de aparelho são produzidos em grandes quantidades para atender as necessidades de consumo. Como os aparelhos velhos tornam-se obsoletos, eles são descartados e viram lixo.
Em síntese, há muita propaganda nesse meio. A propaganda apresenta informações sobre um determinado bem de consumo com a finalidade de influenciar o consumidor. Até aqui tudo bem. Mas quando ela passa de agente passivo para agente ativo, quando ela começa a ditar tendências e dizer o que é bom ou não? Graças a propaganda o consumismo tornou-se status social, alienar ficou mais fácil e, óbvio, o consumo aumentou.
Para compreender melhor os problemas sociais, ambientais, econômicos e políticos causados pelo consumo o vídeo A História das coisas (Story of Stuff) será esclarecedor. Este é apenas um de uma série e dura cerca de 20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário