Robô vs Herói (2011, João Antonio) |
Este herói combate o mal apenas no quis diz respeito a proteção da população. Como morador da região, ele é um herói local que conhece os problemas da sociedade em que vive. Ele pode derrotar um vilão que queira destruir a cidade, mas não vai impedir alguém de fumar apenas porque isso vai comprometer a sua saúde e das pessoas ao seu redor (os fumantes passivos). Este herói entende que todo individuo é livre para fazer as suas escolhas, sejam elas eficazes ou destrutivas. Entretanto o herói tem um grande problema: como fazer com que a sociedade entenda isso? Quando uma criatura gigante surge as pessoas recorrem a ele, mas quando o fumante é o mal-feitor eles recorrem ao governo para que tome alguma medida disciplinar. Dessa maneira o governo atua em prol dos recorrentes em nome do seu bem-estar. Acontece que a sociedade nunca estará satisfeita e sempre vai haver algo que eles queiram ver extinto para sua satisfação, assim sempre recorrendo ao governo.
Um dia o governo já estará controlando a vida de todos. Ele dita o que se deve comer em nome de uma saúde perfeita, o que se deve vestir para que não haja discriminação social e o que se deve pensar para que não haja rebeldes que desequilibrem esta sociedade tão maravilhosa. No fim o povo, que criou este monstro fascista quer que o herói o destrua. Como o herói atua apenas contra inimigos que causem danos às pessoas, tudo o que ele faz é dizer: "Sinto muito, mas eu tentei explicar".
Apesar desta ser uma história fictícia isso já ocorreu antes. O vídeo a seguir mostra resumidamente a história da União Soviética. Este vídeo é muito bem feito e conta tudo de maneira simples, interessante e até divertida. Criado pela banda londrina Pig Wtih The Face Of A Boy, o vídeo é ganhador do prêmio Super Shorts International Film Festival 2010 nas categorias de Melhor Animação e Baixo Orçamento. Sem mais delongas: A história completa da União Soviética através do olhar de um humilde trabalhador.
Links Relacionados:
Gostei da analogia do superherói, mas não entendi quem ele representa. caramba! esses caras fizeram um vídeo muito bom. realmente, olhando para a URSS por um ângulo sintético, reparando em ações e resultados, é facil perceber como toda a sua história política foi infantil. mas será que teríamos a mesma percepção se estivéssemos, por exemplo, nas vésperas de uma decisão política sobre a implantação do socialismo? ah! com certeza era a solução.
ResponderExcluirEu encaro o herói como um elemento neutro que faz parte da sociedade. Realmente o vídeo é sensacional.
ResponderExcluir